Ametista - folclore

25/02/2012 16:22

Pedra Ametista

Folclore e Curiosidade A ametista é a pedra de nascimento associada aos meses de Janeiro e Fevereiro e aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.

Ligada ao Dia dos Namorados, a tradição diz que ajuda aqueles que a usam para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. A ametista atrai o amor e a boa sorte.

Curiosidade

Na mitologia grega, Ametista seria o nome de uma ninfa que, para ser protegida do assédio de Dioniso, (Baco, na versão romana), foi transformada pela deusa da castidade num cristal transparente. Baco então nada mais podia fazer, a não ser mergulhá-la no vinho de onde teria vindo sua coloração arroxeada.

Fonte: schneider design e Wikipedia